1344658809906-olimpiada-robotica

Competição de Robótica do IFPB começa na próxima semana em Picuí

A competição visa estimular os docentes do IFPB a desenvolverem robôs móveis e sistemas

A região do Seridó paraibano vai sediar nos dias 24 e 25 de fevereiro uma Competição de Robótica no campus Picuí do IFPB. O evento está sendo organizado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. A 1ª Competição de Robótica do IFPB tem 10 equipes inscritas, compostas por professores e estudantes dos campi de João Pessoa, Cajazeiras e Guarabira.

A competição visa estimular os docentes do IFPB a desenvolverem robôs móveis e sistemas de controle remoto e preparar os estudantes para competições regionais, nacionais e internacionais na área de robótica. A abertura ocorre no dia 24, às 13h, e em seguida, às 14h, haverá palestra com o Secretário de Educação do Estado, professor Aléssio Trindade, sobre o tema “Olimpíada do Conhecimento”.

No dia 25, às 9h, inicia o torneio. As equipes competem em duas modalidades: Internet e Local. Na primeira, o controle do robô deve ser realizado remotamente via Internet. Na segunda, local, o controle remoto do robô deverá ser feito localmente via Rádio Frequência (RF), Bluetooth, Wifi, etc.

As duas primeiras equipes colocadas na modalidade Internet serão financiadas pelo IFPB para participarem em abril deste ano da Mercury Remote Robot Challenge, promovida pela Universidade do Estado de Oklahoma. Os três primeiros lugares na modalidade local e o terceiro colocado na modalidade Internet receberão prêmios em dinheiro.

A pista montada no Campus Picuí para a competição de robôs é semelhante a usada ano passado nos Estados Unidos durante a Mercury Remote Robot Challenge. A Comissão julgadora é composta por três professores, sendo dois do IFPB e um da UFPB. No ano passado, equipes de estudantes do ensino superior do Campus João Pessoa do IFPB chegaram a ser premiadas durante torneio nos EUA.

Fonte: Paraiba Total

Deixe uma resposta