Equipe de robótica do Instituto Mauá de Tecnologia vai à RoboGames

O professor Anderson Harayashiki Moreira e dois alunos da equipe de Robótica do Instituto Mauá de Tecnologia, Kimauánisso, representarão a instituição na RoboGames. A olimpíada de robótica acontecerá em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, de 03 a 05 de abril.
Esta é a segunda participação da Kimauánisso Robotics Team na competição internacional, mas a primeira com essa formação. Na primeira, a equipe levou três robôs autônomos montados com Lego® e retornou com dois deles vitoriosos, 1.º e 2.º lugares, na categoria Sumô de Robôs.

“Desta vez levamos novamente três robôs para competir na mesma categoria em que fomos vitoriosos anteriormente. Há chances de voltarmos com ótimas colocações, pois estamos desenvolvendo os robôs há cerca de cinco anos e eles têm demonstrado bons resultados nas competições. Temos treinado bastante e agora será o momento de colocar em prática o conhecimento adquirido.  Nosso intuito não é só a competição, mas também o aprendizado e a  troca de experiências. Este é o momento de  testar e aplicar novos conceitos e desenvolver projetos que podem vir a ser úteis à sociedade. É uma forma de ao mesmo tempo aprender e se divertir. Estamos confiantes”, afirma o professor Anderson, responsável pelo projeto.
Mais sobre a Kimauánisso Robotics Team – Equipe de robótica do Instituto Mauá de Tecnologia
A Kimauánisso Robotics Team existe desde 2004 e já passou por diversas formações. Composta por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia e com apoio da Instituição,  a equipe participa de eventos e competições nacionais e internacionais e acumula premiações em diferentes modalidades e categorias. A ideia de montar uma atividade extra voltada para a robótica veio com o intuito de colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula e ensinar os alunos a trabalharem em grupo e cumprirem prazos. Desde sua criação,  o time vem desenvolvendo conhecimento técnico-científico de forma lúdica, com foco na prática e suporte da teoria.
Sobre a RoboGames
A RoboGames é uma convenção de robótica realizada anualmente nos EUA com cerca de 50 diferentes modalidades e categorias. O evento é aberto ao público e recebe equipes de robótica universitárias, empresariais e familiares de diversos países.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atender as necessidades da indústria.
Fonte: SEGS

Deixe uma resposta