RioBotz/PUC-Rio compete novamente na Campus Party 2015

A equipe RioBotz, formada por alunos do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), participa da competição de lutas de robôs Submarino URC (Ultimate Robot Combat), na feira Campus Party, que acontece até o próximo domingo, dia 8 de fevereiro, na São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes.  Esta é a segunda edição da competição, patrocinada pelo site de vendas, e, como ano passado, será exclusiva para equipes brasileiras, com 12 competidores no total.

Na  Campus Party 2014, a RioBotz competiu apenas na categoria middleweight e conquistou o terceiro e quarto lugares com os robôs Touro e Maloney, respectivamente.

Para este ano, a RioBotz, especialista em robôs de combate e liderada pelo professor Marco Antônio Meggiolaro, do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio, ampliou sua participação e vai disputar medalhas nas três classes, com quatro robôs da família Touro. Vão competir dois robôs middleweight (55kg): Touro e Touro Classic, o lightweight (27,2kg)  Touro Light, criado em 2007, e o featherweight (13,6kg) Touro Feather, criado em 2008.

O Touro é um projeto idealizado há nove anos, foi ouro na RoboGames 2013 (competição mundial de robôs de combate) e teve o design atualizado em 2014, inspirado na nave Millenium Falcon, da saga Star Wars.  O diferencial dos robôs Touro está em seu cilindro frontal, cujo tambor gira em altíssimas velocidades, lançando os adversários no ar.

Segundo Ivan Ekman, capitão da equipe, as chances de ganhar este ano o primeiro e segundo lugares são maiores: “Por serem mais agressivos, estes robôs causam mais danos” e acrescenta: “Além disso, participamos recentemente de outras competições, entre elas a Winter Challenge X, em que levamos  ouro e  bronze na categoria middleweight”, reforça o estudante.

E a expectativa da RioBotz é enorme, já que as primeiras lutas da Submarino URC serão justamente contra os robôs que foram 1º lugar (General – equipe Warriors – UNIFEI) e 2º lugar (Orion – equipe Triton – equipe privada) na categoria middleweight, na Campus Party 2014. “Nossos Touros vêm com novas peças, estamos nos preparando desde o fim da competição no ano passado e prontos para conquistar o que não vencemos em 2014”, ressalta Ekman.

Fonte: Planeta Universitário

Deixe uma resposta